7. Por que alguns trabalhos de micropigmentação não fixam a coloração e logo depois que caem as casquinhas somem ou têm duração curta?

A micropigmentação, logo após o procedimento, irá iniciar um processo de fagocitose na pele. Os fibroblastos encapsulam parte do pigmento e outros 30% é absorvido naturalmente pelo organismo. Quando a casca cai, em alguns casos, aparentemente se tem a impressão que o pigmento sumiu. Porém com o passar dos dias, o pigmento, que estava encapsulado, vai sendo liberado e a coloração começa a aparecer. A finalização do processo de cicatrização pode variar de 28 a 40 dias, período em que todos os cuidados do pós devem ser seguidos rigorosamente. Se as casquinhas forem removidas antes do término de cicatrização o pigmento também será removido, criando falhas no procedimento. Clientes com problemas de saúde, como anemia, não há fixação de pigmento nessa pele.
Um profissional mal treinado, que não implante o pigmento na camada correta da pele, também pode sair mais de 50% do pigmento implantado. Por isso, uma boa entrevista e o preenchimento da ficha de anamnese são imprescindíveis para um resultado perfeito.

Todos os direitos reservados © Ibrape